Blog
Slider
  • Início
  • Blog
  • Guia completo sobre vinhos: da harmonização à conservação

Guia completo sobre vinhos: da harmonização à conservação

Para quem já é iniciado no mundo dos vinhos, essa não é uma grande novidade: o vinho é uma bebida fermentada produzida a partir de uvas especiais, diferentes daquelas encontradas no supermercado.

 

As uvas próprias para a produção de vinhos (vitisviniferasão menores, mais doces, com cascas mais grossas e possuem sementes. 

Em um universo de mas de 1.300 variedades de uvas de vinho utilizadas no mercado, 100 variedades, as mais especiais, representam 75% dos vinhedos mundiais. 

mulher_tomando_vinho.jpg

DIFERENCIANDO O SABOR DE UM VINHO

Na hora de degustar um vinho, vale a pena observar o sabor. Mas como diferenciar um vinho do outro? Existem alguns elementos essenciais, que permitem distinguir entre as mais diversas variedades.

• Acidez:o vinho é uma bebida de gosto azedo, estando na extremidade ácida da escala do pH. A variação exata é de 2,5 (limão) a 4,5 (iogurte grego).
 
• Doçura: existem vinhos doces e vinhos sem nenhum teor de doçura, como é o caso do vinho “seco”.
 
• Álcool:apesar de não existir uma regra, o teor alcóolico do vinho tende a variar entre 10% ABV (álcool por volume) a 15% ABV. Existem algumas boas exceções, como é o caso do Moscato d'Asti, que possui apenas 5,5% ABV, e do vinho Porto, que por ser fortificado com aguardente neutra apresenta teor de 20% ABV.
 
• Tanino: essa característica é marcante nos vinhos tintos, gerando uma sensação de boca seca (qualidade adstringente).
 
• Compostos aromáticos: cada variedade de uva exibe um aroma diferente, que varia também em intensidade. Além disso, aspectos da produção e envelhecimento, como o uso do barril de carvalho, podem contribuir para que aromas específicos sejam percebidos na bebida.

escolhendo_vinho.jpg

PRINCIPAIS ESTILOS DE VINHOS

O que não faltam são estilos de vinhos, para os mais variados gostos, paladares, ocasiões e harmonização. Essas são os 9 principais estilos consumidos globalmente:

• Vinho Espumante
• Vinho Branco Leve
• Vinho Branco Encorpado
• Vinho Branco Aromático (doce)
• Vinho Rosé
• Vinho Tinto Leve
• Vinho Tinto de Corpo Médio
• Vinho Tinto Encorpado
• Vinho de Sobremesa

DICAS DE HARMONIZAÇÃO

Quer acertar na hora de escolher o vinho ideal para acompanhar aquela refeição espetacular? Separamos uma relação dos principais vinhos disponíveis no mercado, com dicas especiais de harmonização.

1. Cabernet Sauvignon

Cabernet Sauvignon é uma uva vermelha encorpada, primeiramente plantada na região de Bordeaux. Atualmente é a variedade de vinho mais popular globalmente.

Harmonização: cordeiro, carne bovina, defumados, francês, americano, queijos firmes como cheddar envelhecido e queijos duros como pecorino.

2. Syrah

Syrah (também conhecido como Shiraz) é um vinho tinto encorpado, com plantações localizadas especialmente Vale do Ródano, na França e na Austrália. Possuem sabor intenso de frutas e taninos de peso médio.

Harmonização: cordeiro, carne bovina, carnes defumadas; Queijos firmes mediterrâneos, franceses e americanos como o cheddar branco e queijos duros como o espanhol Manchego.

3. Zinfandel

Zinfandel (também conhecido como Primitivo) é um vinho tinto de corpo médio originário da Croácia. Caracterizados por serem frutados e picantes.

Harmonização: frango, porco, carne curada, cordeiro, carne bovina, churrasco, italiano, americano, chinês, tailandês, indiano, cheio de sabor como cheddar e queijos firmes como o Manchego

4. Pinot Noir

OPinot Noir é um vinho tinto seco e de corpo leve, tendo se popularizado primeiramente na França. São vinhos geralmente mais ácidos e com final macio, suaves e com baixo teor de taninos.

Harmonização: frango, porco, vitela, pato, carnes curadas, francês, alemão, molhos cremosos, queijos macios, queijos de noz média-firme como Gruyère

5. Chardonnay

Chardonnay é um vinho branco seco e encorpado. Os seus aromas dependem do seu envelhecimento. O uso do barril de carvalho confere a esse vinho notas picantes e de Bourbon. Na ausência do carvalho, o Chardonnay é leve e picante.

Harmonização: lagosta, caranguejo, camarão, frango, porco, cogumelos, francês, molhos cremosos, queijos macios como brie triplo, queijos de consistência média como Gruyère.

Casacor_ES_-_Henrique_Gasparini_WEB.jpg

O SEGREDO PARA ARMAZENAR VINHOS

Um vinho de qualidade merece ser armazenado com rigor. Só assim é possível preservar todas as suas qualidades naturais, que lhe conferem diferenciação e sofisticação.

Aqui estão algumas dicas para armazenar suas garrafas fechada:

1. Temperatura ideal (entre 14 a 17 graus)

2. Umidade entre 60% e 75%

3. Mantenha a garrafa longe da luz

4. Mantenha a garrafa longe de trepidações(movimentos bruscos)

5. Invista em uma adega climatizada

ADEGAS CLIMATIZADAS CRISSAIR: A SOLUÇÃO PARA ARMAZENAR SEUS MELHORES VINHOS

Crissair Home Electro, empresa especializada no mercado de eletrodomésticos de última geração e tecnologia, oferece aos seus clientes diversas opções em adegas, próprias para o armazenamento de vinhos. 

A adega modelo ADG 171D, por exemplo, possui duas zonas, com controle individual de temperatura. Assim é possível armazenar vinhos que requerem diferentes temperaturas para conservação em uma mesma adega.

Confira agora mesmo as nossas opções de adegas e garanta que os seus rótulos durem por muito mais tempo, conservando todos os seus sabores originais. Deguste os melhores pratos, acompanhados dos melhores vinhos.

 

  • Criado por
  • 11 2084-4100

    SAC 11 3014-0009

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Newsletter

Receba as melhores promoções e novidades!

Email invalido

2021 - Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade